Nesse Mês de Maio marcado por Denúncia dos Crimes de Discriminação, Intolerância, Preconceito, Racismo, Sionismo e Xenofobia foi celebrado com um evento significativo em Brasília, realizado na Catedral Anglicana de Brasília no dia 25 de maio. Com o tema “Sexualidade e Espiritualidade: Uma reflexão sobre a cidadania eclesiástica plena dos LGBTQIAPN+ nas igrejas cristãs”, o encontro reuniu líderes religiosos e ativistas para discutir a inclusão e aceitação das pessoas LGBTQIAPN+ nas comunidades de fé. A Professora, Mestranda, Teóloga e Pastora Wall Moraes, idealizadora do evento e Coordenadora-Geral-Coletiva da Pastoral dos Direitos Humanos na Igreja Cristã de Brasília (PDH-ICB), destacou a importância de criar espaços acolhedores nas igrejas para todos os fiéis.
Um dos momentos mais impactantes do evento foi a entrevista com o Professor, Teólogo e Pastor Luciano Santos Santana, da Pastoral LGBTQIAPN+ Coletiva Benedites, da Igreja Batista Nazareth em Salvador, Bahia. Entrevistado pela Professora, Teóloga e Pastora Adriana Carla Alves, da Primeira Igreja Batista de Bultrins em Olinda, Pernambuco, Pastor Luciano compartilhou suas experiências na luta pela inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ nas igrejas cristãs. Ele enfatizou a necessidade de promover uma espiritualidade que reconheça e celebre a diversidade, fortalecendo a cidadania eclesiástica plena dos membros da comunidade LGBTQIAPN+.
A Igreja da Comunidade Metropolitana de Brasília (ICM Brasília) teve uma participação destacada no evento, com o Professor Licenciado em Música Felipe Rodrigues, que também é Líder Pastoral Interino da comunidade. “Nós da ICM Brasília nos comprometemos a ir além dos muros de uma comunidade religiosa, estando engajados nas lutas que envolvem justiça social, quebra de preconceitos e a inclusão de todas as pessoas.” Destacou Felipe.
Fale conosco