No dia 29 de novembro, a Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM) do Brasil realizou o Culto Nacional do PAD (Ministério de Pessoas Afrodescendentes e Aliados), em uma celebração especial que marcou a culminância do Mês da Consciência Negra. O evento, realizado de forma online, reuniu lideranças e membros de diversas comunidades da ICM no país, promovendo reflexões profundas sobre a luta contra o racismo e a importância de reconhecer e combater as estruturas racistas ainda presentes na sociedade.
A condução do culto ficou a cargo do Pastor Handré Garcia, da ICM Rio e Líder Pastoral da Comunidade Espiritual ICM Duque de Caxias, um dos articuladores nacionais do PAD. Durante o encontro, orações, louvores e mensagens foram compartilhados, destacando os avanços na luta por igualdade racial e denunciando as realidades de discriminação que ainda persistem.
Além de um espaço de espiritualidade e comunhão, o culto foi um momento de reafirmação do compromisso da ICM Brasil em ser uma igreja que combate o preconceito e promove a inclusão. “Precisamos ir ao encontro dessas situações, denunciá-las e ajudar na desconstrução do racismo em todas as suas formas,” destacou o pastor Handré.
O PAD tem como missão fortalecer a representatividade e a voz das pessoas afrodescendentes dentro e fora das igrejas, alinhado ao chamado profético de justiça e igualdade do evangelho. Esse culto foi mais uma demonstração do papel ativo da ICM na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sendo um espaço de acolhimento e resistência para todos.
A celebração contou com a participação de membros e líderes de diversas comunidades, unindo forças em oração e ação. O encerramento do Mês da Consciência Negra pela ICM reafirma o compromisso contínuo da igreja na luta contra o racismo, como parte de sua missão de inclusão radical e amor incondicional.
Fale conosco